Início do Conteúdo

Transporte sustentável foi tema da III Semana da Mobilidade na Câmara

Ações já implantadas em outras cidades foram apresentadas durante o evento, visando a evolução do transporte público com maior qualidade
Transporte sustentável foi tema da III Semana da Mobilidade na Câmara

Encerrando a III Semana da Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto, o vereador Marcos Papa (Cidadania), presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, realizou durante a tarde desta sexta-feira, 24 de setembro, evento para debater as possibilidades de um transporte coletivo sustentável. Com a presença virtual de Guillermo Petzhold, coordenador de Mobilidade Urbana do Programa Cidades do WRI Brasil, Hellem de Freitas Miranda, representante da Secretaria de Planejamento e Departamento de Mobilidade Urbana e do José Mauro de Araújo, representando a Transerp, e do vereador André Rodini (NOVO).

Guillermo Petzhold trabalha por uma mobilidade mais sustentável, justa e de qualidade para as pessoas. Em 10 anos no WRI Brasil, liderou projetos nas áreas de transporte coletivo por ônibus, gestão da demanda de viagens, inovações em mobilidade e eletromobilidade, atuando em mais de 30 cidades na América Latina, junto ao poder público, startups e outros atores.

Petzhold é autor dos Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana, em parceria com o Ministério das Cidades, Dia Um de Operação, Estratégias de Mobilidade Urbana para Organizações e Passo a Passo para a Elaboração de um Plano de Mobilidade Corporativa. O especialista escreveu artigos acadêmicos em parceria com diferentes universidades, como PUC Chile e MIT. Formado em Engenharia Civil, é Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Guillermo apresentou algumas informações, estudos e ações colocadas em práticas visando a valorização do transporte coletivo, assim como mudanças para torna-lo atrativo. Segundo o coordenador, o Brasil tem cerca de 1.300.000 mortes no trânsito ao ano, e 70% dos gases do efeito estufa das cidades, provem do setor de transporte. Além de perdermos mais de 15 dias ao ano no trânsito. É necessário repensar no transporte coletivo tornando-o atrativo e menos poluente.

Foi ressaltado que o Plano de Mobilidade Urbana deve priorizar os pedestres, e seguindo a pirâmide invertida, bicicletas, transporte coletivo, transporte de carga e só na ponta o transporte motorizado individual.

Com a pandemia foi evidenciado os problemas do transporte coletivo, que atende 1/3 da população. Deixando claro que é urgente repensar e criar mudanças estruturais. E nesse ponto foi apresentado por Guillermo uma pesquisa que vem sendo realizada desde 2017 pelo grupo Benchmaking QualiÔnibus, tendo como foco a qualidade do transporte coletivo por ônibus para o cliente. Com mais de 25 cidades, e 35.000 pessoas ouvidas, entre as boas práticas implantadas em algumas cidades estão os adesivos alertando sobre os pontos cegos nos ônibus, as bicicletas compartilhadas, a melhoria nos pontos de ônibus, que foi apontado pelos usuários como fundamental. Em Belo Horizonte resultou em novos projetos para a qualificação dos abrigos e exploração de publicidade.

O vereador Marcos Papa lembrou que o contrato de transporte coletivo de Ribeirão Preto não permite essas concessões, e que isso precisa ser revisto.

No caso das bicicletas compartilhadas, Hellem concordou que é necessário trazer para Ribeirão essa opção, e que está incluída no Plano de Mobilidade Urbana que está sendo elaborado pelo município.

Quanto ao contrato do transporte Urbano, José Mauro explicou que haverá uma revisão de contrato com tomadas de preços e ônibus elétricos.

Outra novidade apresentada pela representante da Secretaria do Planejamento, são os Ruas Completas, que trata de ruas pensadas em todos que usufruem do espaço, pedestres, ciclistas, usuário do transporte coletivo ou individual. Serão ruas com cobertura vegetal adequada, bancos, mobiliário urbano confortável, travessias seguras, boa distribuição do espaço viário, uma rua onde as pessoas se sentem atraídas. A proposta está sendo estudada e foi apresentada para a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.

Encerrando o evento, Papa afirmou que Ribeirão tem subsídios para fornecer um transporte público de qualidade para a população.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)